Mas para auxiliar a você nesta árdua tarefa (rs), esta "brincadeira" abaixo, você se autoavalia, porque se você parar pra pensar, nós mesmos temos a resposta para resolver a maioria dos desafios, mas somos tão complexos... que enfim... Faça o teste.
O melhor é ter em mãos a lista da matéria que vai ser abordada e se possível fazer um teste antes para ver como está seu conhecimento, porque o tempo é precioso e não adianta nada estudar o que você já sabe, deixando de lado o que ignora.
Com a lista em mãos, na frente de cada item vá dando notas para si mesmo de zero a 5, conforme seu conhecimento naquela área ou assunto específico, e estude de acordo com essa nota, conforme a sugestão abaixo:
- nota zero – em assuntos sobre os quais você não sabe nada, você precisará de ajuda. Pode ser que seu professor concorde em ficar alguns minutos a mais com você depois da aula para ajudá-lo com uma explicação extra (eu concordaria), e se por acaso ele não puder, peça a um colega de classe que entenda do assunto para explicar-lhe. Se tiver muitas dúvidas, compensa até ir à casa dele e passar uma tarde aprendendo sobre o assunto.
- nota 1 – sobre esses assuntos você pode até estudar sozinho, mas dedique bastante tempo para isso. Passe uma ou duas horas relendo toda a matéria, faça gráficos e resumos, tente decorar dados mais importantes, pergunte aos colegas de classe o que sabem disso.
- nota 2 – nesses assuntos você está um pouco melhor, mas mesmo assim precisa reforçar seu conhecimento. Que tal ir à biblioteca pesquisar sobre o assunto, ou mesmo na internet? Mas não deixe o Facebook ligado, senão adeus estudos!
- nota 3 – nesses assuntos você já está melhor, mas com certeza se não estudar vai ter dúvidas na hora da prova, e já que tirou as dúvidas mais urgentes nos assuntos com nota menor, vale a pena investir um pouco do seu tempo informando-se melhor. Leia suas anotações e se tiver tarefas já feitas sobre o assunto, apague e faça tudo de novo.
- nota 4 – quase perfeito nessas áreas, se sobrou um tempo sempre é bom dar uma lida na matéria, quem sabe ficou alguma coisa para trás que você não percebeu da primeira vez que aprendeu?
- nota 5 – tranqüilo, nem precisa perder tempo, já que você já sabe tudo do assunto, é quase um expert.
Agindo assim você estuda o que sabe menos, dedicando maior parte de seu tempo e esforço a eles, deixando sempre o que sabe melhor para o final.
Só uma pequena dica, se dê um prêmio de incentivo no final das provas. =]
Só uma pequena dica, se dê um prêmio de incentivo no final das provas. =]
Fonte: http://aprendafacil.wordpress.com/2008/06/20/como-estudar-para-a-prova/
Nenhum comentário:
Postar um comentário