A muitos e muitos anos, venho tentando controlar minuciosamente minhas finanças. Pois bem, sempre ficava uma sobrinha, que eu não sabia identificar, tentava achar o furo. Testei "n" programas... e ficava na mesma. Mas o que muita gente não sabe é que a base de controlar a nossa vida financeira está em saber o que queremos de fato fazer com o dinheiro. Absurdo? Ridículo?
Se você não sabe o que quer, as maiores chances de se perder no controle financeiro são maiores.
Então o primeiro passo é saber o que se quer. Então, o que você quer? Uma casa, um carro, móveis, viagens... são inúmeras as coisas.
Descobrindo isso, de verdade, desde as pequenas coisas até as maiores (curto e a longo prazo), você tem maior controle no que gasta porque tem objetivos a serem alcançados.
Com relação aos programas, como já falei neste post "Administração de Finanças Pessoais", escolhi o excel e o utilizo junto com o Google Drive. Uso o excel porque ele é dinâmico, gráfico, é prático, e se adequa a você.
Você pode fazer seus gráficos de lucros ou prejuízos. Basta selecionar com o Crtl+clique, as variáveis do saldo, e a legenda também, clicar em inserir gráfico, ele vai montar um prontinho pra você. Clicando aqui você consegue ver um tutorial simples.
Como moro com meus pais ainda, tenho gastos apenas de faculdade, poupança, roupas... enfim, coisas pessoais, então meu excel é pequeno e básico. Mas para quem tem a vida financeira baseada na família, você pode baixar uma pronta no Google e adequar, ou criar a sua, dá um pouquinho de trabalho, mas você vai olhar seus gastos com outros olhos após 3 meses... no início você vai errar bastante.
A pessoa do momento mais indicada para dar qualquer ensinamento dicas, cujas muitas das quais aprendi é o Gustavo Cerbasi, autor de um acervo de livros no assunto, o site dele é esse http://www.maisdinheiro.com.br/ super indicado.
Qualquer dúvida entrem em Contato comigo. ;D
See ya.
Nenhum comentário:
Postar um comentário